A campanha nacional do Fevereiro Roxo visa conscientizar sobre doenças crônicas, entre elas, a fibromialgia, condição que gera dor generalizada, fadiga e compromete muito a qualidade de vida. A doença precisa de um acompanhamento contínuo e abordagem multidisciplinar, sendo a fisioterapia um alicerce fundamental.  

A fibromialgia é caracterizada por uma alteração na maneira que o sistema nervoso processa a dor. De maneira simples, é como se o volume da dor estivesse aumentado, fazendo com que os estímulos que normalmente não doessem passem a ser percebidos e tidos como dolorosos.

Entre os principais sintomas da fibromialgia estão:

– Dor muscular difusa e persistente;
-Sono não reparador;

-Fadiga intensa;

-Sensibilidade aumentada ao toque, ruídos e variação de temperatura;

-Dificuldades de concentração e memória.
Esses sintomas afetam e dificultam atividades do dia a dia, como trabalhar, caminhar longas distâncias, fazer tarefas domésticas e manter uma vida social ativa, sem falar que afeta a saúde emocional.

Manter uma rotina regular de sono, adotar a prática de atividade física leve a demorada, cuidar da saúde emocional, manter alimentação equilibrada e respeitar os limites do corpo contribuem para controlar a dor e promover o bem-estar.

A fisioterapia no tratamento da fibromialgia é uma das principais abordagens não medicamentosas e atua promovendo: redução da dor, melhora da mobilidade e fortalecimento muscular, além da recuperação da funcionalidade. As técnicas fisioterapêuticas ajudam a modular a dor, melhorar a circulação, reduzir tensões musculares e aumentar a capacidade física. O fisioterapeuta orienta o paciente como ele deve se movimentar com mais segurança e menos desconforto.

Exercícios mais recomendados para pessoas com fibromialgia

– Exercícios aeróbicos leves;

– Caminhadas leves;
-Alongamentos;
-Hidroterapia;

-Exercícios de fortalecimento progressivo;
– Pilates clínico.

É necessário evitar atividades de alta intensidade, treinos exaustivos ou práticas que provoquem dor intensa durante ou após os exercícios. O time de profissionais deve frisar o movimento com conforto e regularidade, nunca o esforço em excesso.

Convivendo melhor com a fibromialgia no dia a dia

Alguns cuidados são fundamentais na rotina de quem convive com a fibromialgia:

-Organizar horários de sono;
-Praticar atividade física regularmente, mesmo em pequenas doses;
-Dividir tarefas ao longo do dia;
-Fazer pausas programadas;
-Manter boa hidratação;
-Buscar atividades que reduzam o estresse, como lazer e técnicas de relaxamento.

Recommended Posts