
A fisioterapia entre os idosos é usada como forma de prevenção, tratamento e reabilitação destes pacientes. Costuma ser indicada para idosos que sofrem com sequelas de AVC, diagnosticados com Doença de Parkinson, Alzheimer e outras doenças.
As sessões podem ser feitas individualmente ou em grupos, de acordo com as condições e necessidades da pessoa idosa. Entre os diversos benefícios, destaca-se a prevenção das temidas quedas e diminuição da dor.

Além do tratamento medicamentoso, o idoso deve seguir o tratamento fisioterápico para recuperar e manter a qualidade de vida sem sentir dores e incômodos constantes.
Conheça alguns benefícios diretamente ligados à fisioterapia para idosos:
-Diminui o risco de quedas
A fisioterapia geriátrica trabalha o fortalecimento dos músculos, o que evita a ocorrência de quedas.
-Combate complicações respiratórias
Algumas doenças interferem diretamente no sistema respiratório, como a Covid-19, por exemplo. Por isso, exercícios que melhoram a capacidade respiratória são fundamentais entre os idosos.
Pacientes idosos tendem a ter limitações nas funções respiratórias por conta das doenças infecciosas, especialmente depois de longos períodos de internação. Nesses casos, a fisioterapia respiratória é bastante indicada.
-Diminuição das dores
A dor tira a alegria e a vontade de viver. Neste sentido, existem medicamentos que controlam a dor, assim como as fisioterapias são indicadas para auxiliar no tratamento.
-Aumento da flexibilidade
Quando envelhecemos, perdemos nossa elasticidade. A fisioterapia é uma grande aliada para preservar a flexibilidade, através dos exercícios regrados de alongamento de acordo com as condições do idoso.
-Trabalhar a independência
O paciente idoso que faz sessões de fisioterapia regulares tem menos dor e mais autonomia na hora de realizar os movimentos. É fundamental que o fisioterapeuta oriente o idoso e seus familiares de como exercer as tarefas do dia a dia.
-Manter a coordenação
Em algumas doenças, como o Alzheimer, a coordenação motora pode ser afetada o que prejudica bastante os afazeres do idoso. A fisioterapia geriátrica é adotada para melhorar o equilíbrio e garantir alguns movimentos do corpo.
-Promover força muscular
Com a perda de massa muscular, os pacientes idosos ficam com os músculos enfraquecidos e sentem cansaço nos movimentos. A fisioterapia é usada para fortalecimento dos músculos através da repetição de exercícios e alongamentos.






No comment yet, add your voice below!