A gravidez é uma jornada cheia de desafios e que transforma muito o corpo de uma mulher. Ao longo desta verdadeira jornada, tais mudanças acabam trazendo também muitas dores, desconfortos e até medo para as gestantes. Para ajudar a enfrentar esta fase, a fisioterapia pélvica surgiu como um recurso valioso ao focar na saúde e bem-estar da região pélvica das mulheres.
A fisioterapia pélvica oferece uma gama de benefícios que podem aliviar o desconforto, melhorar o alinhamento postural e melhorar a saúde materna e fetal em geral. Por isso, neste texto, vamos explorar os principais benefícios da fisioterapia pélvica durante a gravidez e esclarecer como ela pode impactar positivamente na jornada até o parto.
Alívio
Durante a gravidez, o peso crescente do bebê pode sobrecarregar a região pélvica, causando dor e desconforto. Além disso, as alterações hormonais, e a mudança dos órgãos da gestante para acolher o crescimento do feto, podem trazer o surgimento de vários outros problemas, como: constipação intestinal, incontinência urinária, e as famosas dores lombares.
Neste sentido, os músculos do assoalho pélvico fornecem suporte vital para a bexiga, útero e intestino, mas a gravidez e o parto podem enfraquecê-los. A questão pode ser diferente ao melhorar o tônus muscular, a flexibilidade e a coordenação com a prática da fisioterapia pélvica, por exemplo.
Ela se torna de extrema importância, pois emprega técnicas como terapia manual, exercícios terapêuticos e alongamentos direcionados para abordar essas preocupações. A técnica se concentra no fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico, melhorando a flexibilidade e liberando a tensão.
É importante entender que à medida que o bebê cresce, o centro de gravidade do corpo muda, levando a mudanças na postura e aumento do estresse nas costas, quadris e pelve.
O parto
Chegou a tão sonhada hora! É hora do parto e mulheres que passam por sessões de fisioterapia pélvica acabam chegando a este momento, mais fortes. Isso ocorre porque, elas recuperam o controle sobre o assoalho pélvico reduzindo a probabilidade de complicações durante a gravidez e o pós-parto.
Isto ocorre porque as gestantes trabalharam estas questões durante suas sessões e chegam ao parto com conhecimentos essenciais sobre sua musculatura, por consequência acabam por estarem mais preparadas para o nascimento do seu bebê.
Os fisioterapeutas fazem desta forma, acabam por fazer um trabalho educativo com as mulheres. Explicam e ensinam sobre posições ideais de parto, técnicas de respiração e exercícios de relaxamento que podem ajudar durante o trabalho de parto. Essa preparação toda pode inspirar confiança e contribuir para uma experiência de parto mais positiva.
É por isso que a fisioterapia pélvica durante a gravidez oferece uma infinidade de benefícios e é cada vez mais procurada. Você gestante que deseja buscar a experiência de um fisioterapeuta pélvico treinado, entre em contato com a Unifísio Saúde. Será um prazer ajudar neste momento tão especial da sua vida.
No comment yet, add your voice below!