Junho é o mês de incentivo à doação voluntária de sangue. Durante esse período, o movimento Junho Vermelho conscientiza sobre a importância de se doar sangue frequentemente. Toda a rede nacional segue mobilizada nesta causa!
Para que exista um suprimento adequado de sangue, é necessário que haja doações regulares e de maneira voluntária. Ainda em 2005, foi criado um dia especial para agradecer todos os doadores e incentivar as pessoas de doar sangue de forma voluntária. O dia 14 de junho foi estabelecido em homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner, que era um imunologista austríaco descobridor do fator Rh e das diversas diferenças dos tipos sanguíneos.
O objetivo do Junho Vermelho é aumentar as doações voluntárias de sangue em todo o país, além de incentivar as pessoas a serem doadoras regulares de sangue deixando um legado positivo de solidariedade e amor ao próximo.
É necessário frisar que é um momento de conscientização, porque o sangue é insubstituível e não é possível de ser produzido artificialmente. Os doadores precisam ser celebrados porque, de geração em geração, eles salvam vidas de maneira voluntária exercendo a solidariedade.
Outro dado que ressalta a importância da campanha é que, o Junho Vermelho, antecede o período de férias, conhecido por ter uma grande baixa no número de doações. É preciso que haja uma grande mobilização da sociedade, nesse sentido.
Segundo dados do Hemopi, em 2023, durante o JunhoVermelho, mais de 6.000 doadores se fizeram presentes nas unidades do Hemopi e geraram cerca de 4.641 doações. A meta anual, nesse período, é atingir 4.000 doações.
O Hemopi possui quatro unidades de coleta no Piauí – Teresina, Parnaíba, Picos e Floriano, que são responsáveis por manter a rede pública hospitalar e parte da rede privada do Estado.
Os principais pré-requisitos para ser doador de sangue são:
– Levar documento de identidade com foto e válido em todo o território nacional;
– Estar em boas condições de saúde;
– Ter entre 16 a 69 anos de idade. Menores de 18 anos precisam de autorização do responsável legal. Para doar até os 69 anos é preciso ter feito pelo menos uma doação até os 60 anos;
– Pesar acima de 50 kg;
– Não estar em jejum;
– Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas, nem fumado 2 horas antes de vir doar.
Teresina
Rua 1º de maio, 235 – Centro-sul – Teresina
Teresina-Piauí
Telefone
(86) 3221-8319
(86) 3221-8320