O Janeiro Branco é uma campanha que nos convida a refletir sobre a saúde mental na vida das pessoas. É preciso estar atento para as consequências de não procurar uma ajuda especializada em caso de necessidades. A cor “branca” simboliza a página em branco, associada ao mês de janeiro, um período de reflexões, recomeços e novas resoluções.

O movimento surgiu inspirado no Outubro Rosa, que é alusivo à prevenção do câncer de mama. O Janeiro Branco, no Brasil, foi criado por psicólogos de Uberlândia – Minas Gerais, em 2014. As ações da campanha costumam incluir palestras, rodas de conversas e demais atividades que estimulem as pessoas a conversarem sobre seus sentimentos, angústias e necessidades. A campanha tomou proporção nacional, principalmente, porque em 25 de abril de 2023 foi criada a Lei federal Nº 14.556, marcando um compromisso formal do governo brasileiro com a promoção da saúde mental no país.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde mental é “um estado de bem-estar em que o indivíduo realiza suas capacidades, supera o estresse normal da vida, trabalha de forma produtiva e frutífera e contribui de alguma forma para sua comunidade”. De acordo com essa definição, a saúde mental faz parte integrante da saúde, sendo bem mais que a ausência de transtornos mentais.

5 hábitos para cuidar da saúde mental e melhorar a qualidade de vida

1. Exercícios físicos

A prática da atividade física é um dos pilares para a saúde mental. Exercícios como caminhada, yoga ou natação liberam endorfinas, serotonina, dopamina e oxitocina, que são os hormônios da felicidade. A prática de exercício regular ajuda a reduzir a ansiedade e o estresse. 

2. Sono de qualidade

O sono tem grande influência na nossa saúde mental e emocional. Adotar e manter uma rotina de sono regular, com 7 a 8 horas por noite, tem potencial para melhorar o humor, a memória e a capacidade de lidar com o estresse.Por isso, uma boa noite de sono é um pilar importante na busca pela saúde mental. 

3. Nutrição equilibrada 

A alimentação tem relação direta no nosso estado mental. Uma dieta rica em frutas, verduras, grãos integrais e proteínas de qualidade pode melhorar os níveis de energia e estabilizar o humor.

4. Conexões sociais

Relacionamentos saudáveis são fundamentais para a saúde mental. Manter um círculo de suporte confiável de amigos, familiares ou grupos comunitários oferece conforto e segurança emocional.

5. Hobbies e atividades de lazer

Fazer atividades que você ama é essencial para o relaxamento e a satisfação pessoal. Seja arte, música, leitura ou jardinagem, hobbies são um caminho saudávelpara relaxar das pressões diárias.

Sinais de problemas de saúde mental

Existem alguns sinais que trazem o alerta para problemas na saúde mental. Saber identificá-los é fundamental. Mudanças de humor, alterações no sono e apetite, tristeza e ansiedade prolongadas, problemas para se concentrar, vontade e isolamento social, perda de interesse em atividades prazerosas, são alguns dos sinais que devem ser motivo de preocupação. 

Ao reconhecer um ou mais desses sinais, busque ajuda do psicólogo e do médico psiquiatra para identificar o problema. 

Buscar ajuda profissional não é motivo de vergonha e, sim, um cuidado importante com a sua saúde!

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *