Lúpus é uma doença autoimune complexa que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Ela é caracterizada pelo ataque do sistema imunológico a tecidos e órgãos saudáveis, levando a uma série de sintomas e possíveis complicações. Você provavelmente já deve ter ouvido falar que celebridades como Lady Gaga, Selena Gomez, Seal são acometidos por ela.

Mas o que exatamente esta doença afeta no dia a dia de uma pessoa? O lúpus é uma doença autoimune em que o sistema imunológico identifica erroneamente células e tecidos saudáveis como invasores estranhos e lança uma resposta imune contra eles. Esse ataque pode afetar vários sistemas de órgãos, como pele, articulações, rins, coração, pulmões, cérebro e células sanguíneas.

Conviver com lúpus não é uma tarefa tão simples. Neste artigo, vamos nos aprofundar nas complexidades desta doença, entendendo suas características, sintomas, diagnóstico, além de opções de tratamento.

Segundo o Ministério da Saúde, os principais sintomas do lúpus são caracterizados pela presença de lesões na pele, em especial quando ela se apresenta em um tom avermelhado nas maçãs do rosto, no nariz. Além disso, pode apresentar também dor nas articulações ou no peito.

Mas é bom destacar que a doença se manifesta de maneira diferente em cada indivíduo e seus sintomas podem variar de leves a graves. Alguns outros sintomas comuns incluem fadiga extrema, sensibilidade à luz solar, falta de ar, febre, perda de cabelo, úlceras na boca e linfa inchada nós. A doença segue um padrão de surtos e remissões, onde os sintomas podem piorar e depois melhorar com o tempo.

Causas

Embora a causa exata do lúpus permaneça desconhecida, pesquisadores acreditam que seja uma combinação de fatores genéticos, hormonais e ambientais. Gatilhos ambientais como luz solar, infecções, certos medicamentos e estresse também podem contribuir para o aparecimento da doença.

Diagnóstico

Diagnosticar o lúpus pode ser um desafio, pois seus sintomas imitam os de outras condições. Os profissionais médicos usam uma combinação de histórico do paciente, exames físicos, exames de sangue e estudos de imagem para auxiliar no diagnóstico.

Futuro

No ano passado, em um estudo publicado na Revista Nature, pesquisadores conseguiram identificar mutações de DNA em um gene que detecta o RNA viral como causa do lúpus. O avançar destas pesquisas são de extrema importância para os pacientes acometidos pela doença, pois traz esperança para terapias, medicamentos, entre outros. Atualmente o tratamento para o lúpus visa aliviar os sintomas, prevenir a progressão da doença e controlar os surtos.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *