Realizados por fisioterapeutas, esse método tem como objetivo restabelecer a função das estruturas e sistemas corporais, auxiliando no processo de recuperação e manutenção do corpo e mente, agindo por meio da intervenção das mãos sobre os tecidos.

Se você é um paciente que há muito tempo lida com dores no corpo, saiba que há um método eficiente para não só tratar, mas também descobrir a origem das dores. Com a utilização de recursos manuais para uma abordagem terapêutica, a osteopatia é um método de diagnóstico e tratamento utilizado desde 1874.

Realizados por fisioterapeutas, esse método tem como objetivo restabelecer a função das estruturas e sistemas corporais, auxiliando no processo de recuperação e manutenção do corpo e mente, agindo por meio da intervenção das mãos sobre os tecidos.

Como há um objetivo maior: descobrir a origem da dor, a osteopatia entende que há algo em desequilíbrio no corpo do paciente, por isso as alterações nos sistemas podem ter diversas origens como a má-postura, sedentarismo ou outras condições de saúde. No Brasil, existe uma regulamentação pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito) que qualifica o fisioterapeuta como profissional habilitado a ter essa especialização.

Indicações

Há pacientes que convivem com dor intensa, mas há momentos que essa dor passa atrapalhar as tarefas comuns do dia a dia: convívio com a família e prejudicar o trabalho. Por isso, a osteopatia torna-se indicada a estes pacientes, pois acabam atrapalhando a rotina diária, especialmente se houver relação com problemas no nervo ciático, ombros, espasmos musculares. Além disso, há desde tratamentos pediátricos, até tratamentos para pacientes idosos.

Doenças

O médico fisioterapeuta será o responsável por identificar a origem desta dor e atuar sobre ela, usando diferentes técnicas. Pode ser, por exemplo, uma osteopatia muscular (músculos e tendões), osteopatia craniana (crânio), osteopatia linfática(sistema linfático), entre outros.

Como funciona a técnica

Antes de tudo, o paciente deverá passar uma análise detalhada de seu caso. O histórico (família, doenças anteriores, hábitos alimentares, atividades físicas) desta pessoa será estudado pelo profissional que conduzirá testes e um método de diagnóstico e tratamento adequado. Resumidamente o fisioterapeuta osteopata fará uma boa avaliaçãopara trabalhar aquele caso.

Após esta etapa inicial de “pesquisa” e avaliação é que o profissional passará a entrar em contato com o paciente por meio do contato entre as mãos no corpo do paciente. Esta etapa já tem o objetivo de trabalhar nos pontos de causa da dor. A duração do tratamento que será aplicado depende do avanço e do problema apresentado por cada pessoa.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *