Skip to content

As atividades físicas melhoram a capacidade cardiovascular e cardiorrespiratória do corpo humano. Além de prevenir várias doenças, é possível ganhar massa magra, diminuir gordura, combater o sedentarismo e reduzir o estresse.
Quando os exercícios físicos são feitos, é possível aumentar a frequência cardíaca e acontece uma reação química denominada “catecolamina”. Ela faz com que o número de leucócitos – glóbulos brancos do sangue- aumentem, eles são responsáveis pela defesa natural do nosso corpo.
Manter-se ativo auxilia o sistema imunológico, já que a atividade física gera ganhos no tecido muscular, cardíaco e pulmonar. O exercício melhora a qualidade das hemácias e células de defesa, principalmente, quando o corpo está enfrentando processos infecciosos.
Regularidade da atividade física
É recomendado praticar atividades moderadas, como natação, corrida, caminhada, pelo menos por 30 minutos por dia, 3 dias na semana, no mínimo. Mas essa frequência varia de acordo com a modalidade escolhida.
Benefícios de ter uma vida ativa
Fazer atividade física é importantíssimo no caso de doenças crônicas, como o diabetes mellitus. A prática diminui ainda o risco de outras, como por exemplo, a gripe. Durante o exercício, o corpo libera substâncias como a endorfina, cortisol e insulina que são boas para o sistema imunológico.
A atividade física também protege o organismo por ser capaz de reduzir o estresse. Essa redução favorece o fortalecimento do organismo. A diminuição do estresse está relacionada com a concentração durante a atividade e a liberação de endorfina, hormônio que atua na sensação de prazer.
Por tudo isso, é possível afirmar que a atividade física seja a melhor indicação na hora de prevenir doenças: ela auxilia na prevenção de doenças circulatórias, como varizes, cardiopatias, além de atuar contra lesões musculares, ansiedade e depressão.