Cerca de 20% das pessoas com diabetes tipo 2 não sabem que tem a doença, mas são surpreendidas pelo impacto na saúde bucal. Pessoas com diabetes possuem três vezes mais chances de desenvolver problemas na gengiva, como gengivite, quando se compara com a população geral.

Quem vive com diabetes precisa manter uma boa higiene oral, já que os desleixos com esses cuidados, contribuem para a formação da placa bacteriana, camada pegajosa e rica em bactérias.

Pessoas com diabetes e que desconhecem a condição ou mantém os níveis de glicose descontrolados, tendem a ter uma resposta mais inflamatória às doenças. Isso gera um desgaste nos tecidos de suporte dentais, contribuindo para a perda dentária ao longo do tempo. Diabéticos podem apresentar ainda, boca seca, o que causa acúmulo de bactérias e maior risco de cáries.

A Associação Americana de Diabetes recomenda que pacientes diabéticos façam exames regularmente com o dentista, escovem seus dentes diariamente, façam uso do fio dental para reduzir os riscos e manter a saúde da boca. Fazer uma visita, de seis em seis meses, é uma excelente forma de monitorar as gengivas.

É importante lembrar que, cuidar da saúde bucal, contribui para o controle da diabetes evitando complicações.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *