Muita gente em dias estressantes costuma pedir um delivery, com uma sensação de prazer. Alimentos, como pizzas, sorvetes, massa, hamburger e outros são comumente associados com a possibilidade de aliviar a ansiedade.
Mas um estudo recente mostra que esses tipos de alimentos deixam as pessoas mais ansiosas. Esse estudo foi publicado pela Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, e ficou comprovado que uma alimentação rica em gordura influencia nas substâncias químicas do cérebro aumentando a ansiedade.
De acordo com a pesquisa, feita com ratos de laboratório, foi realizado o processo de divisão em dois grupos:
-Um grupo teve uma dieta padrão com 11% de gordura por nove semanas;
-Outro grupo teve uma dieta com 45% de gordura saturada através de produtos de origem animal.
Foram feitos testes analisando as fezes dos animais e ficou concluído que, o grupo que teve uma alimentação rica em gordura, engordou e teve genes ligados ao estresse e ansiedade.
Ainda de acordo com os pesquisadores, esses genes estão ligados a produção e sinalização da serotonina. Nem sempre a serotonina está relacionada a uma sensação de prazer; alguns neurônios serotoninérgicos, processadores da serotonina, provocam respostas parecidas com aansiedade.
O principal autor do estudo, Christopher Lowry, afirma que esse aumento da ansiedade ocorre porque a comida gordurosa afeta o equilíbrio das bactérias corporais. Isso compromete o revestimento intestinal, fazendo com que elas entrem na circulação do corpo e se comuniquem com o cérebro por meio do nervo vago.
É preciso ficar atento com a alimentação infantil, por exemplo, já que os alimentos gordurosos têm sido inseridos cada vez mais precocemente para as crianças. Prova disso é que a taxa de obesidade nos pequenos aumentou bastante nos últimos anos.
Além disso, segundo a mesma pesquisa citada anteriormente, foi demonstrado que a comida gordurosa influencia a microbiota intestinal desde cedo deixando as crianças propícias a transtornos de saúde mental na vida adulta.