O sedentarismo é um problema de saúde pública e global: afeta todas as idades. O estilo de vida moderno, que está cada vez mais voltado para a comodidade, e a falta de atividade física regular trazem consequências sérias para a saúde das pessoas. 

O sedentarismo está relacionado a uma série de problemascomo:

Obesidade: o sedentarismo contribui bastante para a obesidade e ganho de peso, fatores de risco para desenvolver doenças cardíacas, problemas articulares e diabetes tipo 2.

Doenças cardiovasculares: a falta de atividade física leva ao enfraquecimento do sistema cardiovascular, o que aumenta o risco de derrames e doenças cardíacas. 

Problemas musculares e ósseos: a falta de movimento leva à perda de massa muscular, causando enfraquecimento ósseo e dores articulares.

Risco Metabólico: O problema afeta de maneira negativa o metabolismo, favorecendo a resistência à insulina e outros problemas metabólicos. 

Saúde mental: a atividade física ajuda a liberar endorfinas, substâncias químicas que melhoram o humor. Por isso, a falta de exercício também está associada a maiores taxas de ansiedade e depressão.

Cada vez mais são falados os benefícios da atividade física. Mexer o corpo auxilia no controle do peso, aumenta a expectativa de vida e ainda diminui o risco de doenças como: câncer, hipertensão, diabetes mellitus tipo 2, obesidade. Além disso, a atividade física diminui os efeitos do envelhecimento do corpo. 

Quando pensamos na saúde mental, a prática de exercícios promove mudanças no cérebro, incluindo crescimento neural, redução da inflamação e novos padrões de atividade que promovem sentimentos de calma e bem-estar.

Iniciando a atividade física

Precisamos acrescentar hábitos para manter nosso corpo em movimento!

Comece devagar, com pequenos passos. Caminhadas curtas ou atividades leves são uma ótima forma de começar. 

Defina metas, estabeleça metas alcançáveis e vá aumentando gradualmente o tempo dedicado para praticar atividade física, ao longo das semanas. 

Encontre atividades que você gosta: assim é mais provável que continue fazendo. Experimente diferentes atividades, como musculação, dança, natação, ciclismo ou ioga.

Integre o exercício à rotina: procure oportunidades para se mover durante o dia. Use as escadas em vez do elevador, faça pausas para alongar-se durante o trabalho e opte por caminhar ou pedalar em vez de usar o carro.

Estabeleça e mantenha uma rotina: agende seu tempo de exercício e o torne inegociável como faria com qualquer compromisso importante. Criar uma rotina ajuda a incorporar o exercício à sua vida diária.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *