Quando a pessoa é idosa, ela não percebe as dificuldades de movimentação que tem. Isso é comum, também, entre os filhos e netos dessa pessoa que demoram para aceitar o envelhecimento dos seus parentes.

Cair pode estar relacionado com outras doenças, como depressão, demência, entre outras. Por isso, a queda costuma ser um alerta para investigar problemas profundos nas pessoas da melhor idade.

O envelhecimento é o principal fator do problema. No envelhecer, nosso corpo sofre modificações fisiológicas, como perda de massa magra, de músculo, de massa óssea e na visão. Caso a pessoa idosa não cuide da alimentação e não faça atividade física, ela tende a perder a noção do próprio corpo.

Além disso, é preciso estar atento ao uso de medicamentos: é comum a ingestão de sedativos, ansiolíticos e diuréticos que podem estar relacionados com riscos de queda.

Cuidados preventivos

Alguns cuidados são fundamentais para as pessoas acima de 60 anos. Confira:

-Usar sapatos adequados e confortáveis;
-Evitar a carência de vitamina D, tomando sol diariamente ou suplementando com o médico;

-Praticar exercício físico;
-Ter uma alimentação balanceada com ingestão de proteína; 
-Se movimentar frequentemente;
-Manter as consultas médicas em dia;

É válido lembrar que, quanto mais o idoso se move, maior é a independência. Entretanto, é recomendável o uso de bengala como uma forma de garantir a estabilidade da pessoa idosa.

Quando o idoso cai e fica com medo de cair novamente, é comum que ele se isole, se deprima e fique introspectivo. É preciso ter em mente que a depressão é um fator de risco para a demência.

Lar seguro

Os cuidados essenciais para manter dentro de casa são:

– Não use tapetes ou opte por antiaderentes;

– Deixe os locais iluminados;

– Os objetos de uso do dia a dia devem ficar de acesso fácil;

– As barras de proteção devem estar nos boxes, vasos sanitários e banheiros;

– No dia a dia da casa, é recomendável manter caminhos e escadas livres, para que o idoso tenha uma mobilidade mais segura;

-Opte por pisos antiderrapantes;

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *