Com o período do BROBRÓ oficialmente iniciado no Piauí, as queimadas costumam aumentar em todo o território piauiense; sabe-se que a inalação de fumaça prejudica e muito a saúde das pessoas, especialmente, crianças e idosos.
É válido destacar que, o uso de máscaras cirúrgicas é recomendado, além de ser capaz de minimizar a inalação das substâncias tóxicas que costumam surgir com a fumaça das queimadas. A fumaça vinda das queimadasinclui gases tóxicos, como material particulado fino (PM2.5) e monóxido de carbono que são altamente prejudiciais à saúde e agrava bastante quem já sofre de doenças respiratórias.
Nesse sentido, as máscaras cirúrgicas são ainda mais necessárias para quem vive próximo às áreas de vegetação com alta incidência de queimadas. Elas funcionam como filtro contra partículas do ambiente, protegendo quem está perto dessas localidades com queimadas.
Além dessa proteção com máscaras, a população precisa manter os hábitos diários com a hidratação e o principal: torna-se necessário um trabalho de conscientização pública contra as queimadas, que causam malefícios para fauna, flora e o ser humano.