Dormir de maneira insuficiente é um problema global que afeta a qualidade de vida da população. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 45% da população mundial possui algum distúrbio do sono, no Brasil, 72% dos brasileiros passam por dificuldades para dormir bem.
Tendo em vista esta realidade, a Semana do Sono é uma campanha promovida pela Academia Brasileira de Sono, visando conscientizar a população sobre a importância de se ter um sono de qualidade para garantir a saúde física e mental.
É comum que as pessoas acreditem estar em uma “sociedade 24 horas” e a pessoas troquem o dia pela noite, o que traz diversos danos à saúde. É importante afirmar que, o sono noturno, não pode ser substituído pelo sono diurno: quem trabalha durante à noite precisa ter uma organização com o intuito de diminuir os impactos na saúde.
Rotina do Sono
O alerta principal é que dormir pouco ou dormir demais pode trazer prejuízos para a saúde. Cada pessoa precisa compreender a necessidade de sono do seu organismo, manter uma rotina regular, dormir e acordar sempre no mesmo horário. Privar-se de dormir interfere diretamente na memória, na concentração e funcionamento de diversos sistemas do corpo, incluindo o cardiovascular e metabólico.
Profissões que exigem trabalho noturno, como seguranças e profissionais da saúde, precisam de uma organização especial para garantir um descanso adequado, já que a privação de sono está relacionada ao aumento do risco de doenças e estes profissionais precisam achar formas de diminuir os impactos.
No comment yet, add your voice below!