As últimas semanas de junho deste ano apresentaram novo aumento no número de casos de Covid-19 no Piauí. De acordo com Boletim Epistemológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), houve aumento de 1.839% casos positivos. O aumento é resultado de uma falsa sensação de que o vírus foi extinto, quando na verdade vivemos um novo momento de cautela. Com esta realidade estabelece-se uma nova alternativa para enfrentar esses períodos de alta: o homecare.
Isso porque o Covid-19 precisa de atenção além do atendimento durante a fase do vírus ativo sobre o organismo, pois há também a fase de cuidados após a superação dos sintomas. De acordo com informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), pessoas que passaram longos períodos lutando contra esta doença no hospital precisam de cuidados continuados por algum tempo. Sendo que uma a cada dez pessoas; em casos mais graves, apresentam sequelas.
Na Unifisio, por exemplo, um paciente que foi admitido, passa a receber toda a atenção necessária para, inicialmente, estabelecer o grau de complexidade do mesmo e o nível de atenção que sua assistência exige. “Uma equipe multidisciplinar é acionada e todos os profissionais o visitam, de forma ordenada, a fim de definirmos a rotina de cuidados que deverão ser prestados ao paciente. Incluem-se aí a visita médica, de enfermagem, nutricionista, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais”, comenta a enfermeira Unifisio, Ariane Visgueira.
Atendimento
Pensando no bem estar dos nossos clientes, a Unifisio desenvolveu um protocolo eficiente de tratamento em homecare para casos graves de contágio por coronavírus. O foco da nossa equipe de médicos, enfermeiros e cuidadores é buscar a reabilitação do paciente de forma progressiva, respeitando a individualidade e a necessidade de cada um.
O atendimento em casa começa com a preparação da equipe Unifisio. Os profissionais envolvidos, por exemplo, passam por uma rigorosa triagem, assim como os materiais que serão usados.
“Todos os profissionais envolvidos na assistência domiciliar do homecare Unifisio foram selecionados por seu perfil técnico e experiência no cuidado integral à saúde dos pacientes. Os materiais e medicamentos fornecidos são adquiridos de fornecedores registrados junto à Anvisa e com Certificado de Boas Práticas Farmacêuticas. A qualificação de fornecedores é um processo contínuo na nossa empresa”, explica Ariane Visgueira.
No comment yet, add your voice below!