Tomar alguma medicação é algo normal no dia a dia de muita gente, seja para se recuperar de uma gripe, uma inflamação na garganta, até controlar a pressão ou a diabetes. Medicar-se faz parte da história da humanidade. Porém, muitas pessoas ignoram informações básicas de segurança na hora de lidarcom medicamentos. Pensando nisso, hoje vamos dar oito dicas importâncias sobre o armazenamento, controle e descarte seguro de medicamentos para salvaguardar sua saúde e a dos seus entes queridos.

É um fato muitas vezes esquecido: a forma como você armazena os seus medicamentos pode ter um impacto significativo na sua potência e segurança, pois preservar a eficácia dos medicamentos é uma preocupação fundamental na área da saúde. Quando armazenados incorretamente, os medicamentos podem degradar-se rapidamente, tornando-os ineficazes ou mesmo prejudiciais. Temperatura, umidade, exposição à luz e prazos de validade são fatores-chave que podem comprometer a integridade de um medicamento. 

Por isso, separarmos 8 cuidados importantes que você precisa se atentar para o armazenamento seguro de seus medicamentos:

1. Armazene em local fresco e seco: A maioria dos medicamentos é mais bem mantida quando ficam em temperatura ambiente, por isso evite guardá-los no banheiro, na cozinha ou, por exemplo, esquece-lo dentro do porta-luvas do carro, onde as oscilações de umidade e temperatura são comuns. Opte por um armário ou gaveta fresco e seco.

2. Mantenha-os afastado da luz solar: A exposição à luz solar direta ou luz artificial forte pode degradar os medicamentos. Armazene-os em sua embalagem original ou em recipientes de cor âmbar para protegê-los da luz.

3. Verifique o prazo de validade: Antes mesmo de sair da farmácia, verifique o prazo de validade no rótulo dos seus medicamentos. Medicamentos vencidos podem ser menos eficazes ou inseguros de usar. Outra dica é descarta-los adequadamente, na dúvida, procure um posto de saúde.

4. Recipientes à prova de crianças: Se você tem filhos pequenos, use recipientes à prova de criançaspara evitar ingestão acidental, como depósitos com fecho ou gavetas com chave. É importante manteros medicamentos fora do alcance e da vista das crianças.

5. Vedar adequadamente os recipientes:Certifique-se de que os recipientes dos medicamentos estejam bem fechados para manter a integridade dos medicamentos em seu interior. Caso ele fique exposto a humidade ou entre em contato com gotículas de água, sua composição poderá alterar.

6. Organize e rotule: Mantenha seus medicamentos bem organizados e rotule-os claramente com nome e dosagem, mas se você não quiser algo tão organizado, o simples funciona: separe uma caixa grande onde você pode simplesmente organizar as caixas de remédios dentro. Isso ajuda a evitar confusões e garante que você tome a medicação certa.

7. Siga as instruções específicas: Alguns medicamentos podem exigir refrigeração ou condições específicas de armazenamento, como a insulina, por exemplo, em uso, podem ser mantidas na geladeira ou em temperatura ambiente. Siga sempre as instruções de armazenamento fornecidas pelo seu médico ou no rótulo do medicamento.

8. Descarte com responsabilidade: Quando os medicamentos expirarem ou não forem mais necessários, descarte-os com segurança. No Brasil as pessoas tem o hábito simplesmente joga-los no lixo ou descartar na privada do banheiro, mas isso é errado, pois pode trazer prejuízos ao meio ambiente. De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), caso uma pessoa precise descartar medicamentos fora da data de validade bastar entrar em contato com a GEVISA pelos telefones 3215-9102 e 3215-9115, ou deixá-los no local, que fica na Rua Firmino Pires N° 3241, bairro São Pedro, em Teresina (PI).

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *