Você já ouviu falar da Ventosaterapia? Com origem há pelo menos 2 mil anos, a técnica da medicina tradicional chinesa (MTC), funciona como um tipo de tratamento natural para melhorar a circulação sanguínea em um local do corpo.

A técnica é considerada uma ótima alternativa para desintoxicar e reduzir dores, por ser minimamente invasiva. Para funcionar não precisa de um grande aparato tecnológico ou químico. A área mais comum para aplicar, por exemplo,são as costas. 

No Brasil, a ventosaterapia é parte das técnicas de atuação dentro da fisioterapia e ortopedia, pois ela é associada com tensões na coluna, na musculatura.

Como é feito

Quando se prepara a pele para receber tratamentos com ventosa, inicia-se com a aplicação de óleo ou creme hidratante sobre a pele facilitando então que as ventosas possam deslizar sobre a região.

O tratamento é feito de forma simples, por meio da colocação das ventosas (que lembram copinhos arredondados) em pontos estratégicos (ou pontos de acupuntura). A ventosa sobre a pele tem o trabalho de realizar a sucção e pressão negativa. Isso ajuda a afrouxar as tensões sobre os músculos além de estimular o luxo sanguíneo e sedar o sistema nervoso. Estes pontos são responsáveis por produzir hiperamia ou hemostasia (que é a alteração na circulação sanguínea do paciente), levando ao paciente um resultado terapêutico.

Benefícios

São muitos os benefícios da ventosaterapia, tais como: aumento da circulação sanguínea local; relaxamento muscular de pontos de gatilho; fortalecimento dos vasos sanguíneos; relaxamento da mente; regula o PH.

Destaca-se que por mais que seja usada para aliviar questões musculares, a técnica auxilia também com inchaços nas pernas, nos braços, sendo aliada até mesmo no tratamento de celulite.

Contraindicação

O uso da ventosaterapia traz inúmeros benefícios como pontuado anteriormente, mas há contraindicações. Pacientes com doenças como trombose, feridas, fratura e outros problemas como: varizes e tromboflebite, não devem recorrer à técnica.

Paciente com trombose, por exemplo, não podem se submeter a procedimentos que possam provocar coágulos. Por ser um processo que envolve sucção, a ventosaterapia não é indicada.

A técnica é considerada uma ótima alternativa para desintoxicar e reduzir dores, por ser minimamente invasiva.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *